Casa Hacker e Tactical Tech trazem The Glass Room Experience para Campinas

Artboard 7.png

Você sente que sua vida digital está perdendo seu controle? Você se deixou instalar aplicativos demais, clicou “Eu concordo” muitas vezes e perdeu as contas de quantas contas e perfis você já criou? Talvez, sua vida digital não esteja tão sob controle quanto você gostaria que estivesse. Não se desespere! Ao participar da nossa experiência você estará a caminho de uma vida digital mais saudável e sob controle!

Campinas, Brasil — 13 de abril de 2019: Às 10h de sábado, as portas da The Glass Room Experience serão abertas durante a Virada Sustentável que acontece em toda a cidade e combina artistas, ativistas, pensadores, profissionais e a comunidade para celebrar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do qual a Casa Hacker contribui diretamente, pois as tecnologias digitais são parte integrante de praticamente todos os objetivos, e em especial na construção de infraestruturas resilientes, promoção da industrialização inclusiva e sustentável e no fomento da inovação.

The Glass Room Experience é para você explorar o outro lado da vida na era digital, em um espaço criativo e animado que combina arte, oficinas e vídeos, para visualizar nossos dados e explorar como são coletados livremente, negociados e vendidos diariamente. A experiência é para todos os que se conectam diariamente à Internet para conversar, socializar, estudar e trabalhar.

Os destaques da nossa exposição são:

  • Dados de Um Dia — você lê os termos e condições dos produtos e serviços digitais que usa todos os dias? Você sabia que o Google pode escanear seus e-mails? Você sabia que sua escova de dente inteligente pode coletar dados sobre a posição de sua escova de dentes durante a escovação? Bem, não, provavelmente não, porque você não leu os termos e condições.

  • A Casa do Zuckerberg — um protótipo da casa do fundador do Facebook, e as quatro casas que o cercam, compradas por £ 30 milhões depois de declarar em 2010 que a era da privacidade terminou.

  • O Império — um mapa que mostra as aquisições e os investimentos que o Alphabet (empresa-mãe do Google) fez desde 1998, além de claro, suas implicações.

  • A Vida Real da Sua Selfie — O que acontece quando sua selfie torna-se digital? Qual o poder do seu faceprint? Quais dados podem ser extraídos daquela selfie que você acabou de fazer e publicou no Instagram? Quem pode criar seu faceprint, mas sem que você saiba?

  • Falso ou Real? — A Internet das Coisas está mais presente do que nunca! Você sabe distinguir o que parece ser verdadeiro ou real no mundo dos dispositivos inteligentes? O desafio está lançado.

  • A Internet Que Você Não Vê — O que há realmente além da nossa tecnologia. A interseção de tecnologias novas em nossas rotinas tradicionais e o que há além de muita facilidade e conforto. Quem mais está pagando pelo seu dispositivo e pelo que há nele.

Juntamente com as exposições, temos um Data Detox Bar com o Data Detox Kit gratuito que você pode pegar e começar sua desintoxicação de dados de 8 dias em prol de uma vida digital mais saudável e sob controle.

A The Glass Room Experience estará aberta ao público, gratuitamente, entre 10h da manhã e 16h da tarde de sábado, 13 de abril de 2019 no CIS Guanabara (R. Mário Siqueira, 829 - Botafogo, Campinas - SP, 13020-210), e estará em circuito por Campinas e São Paulo nas próximas semanas e meses, oferecendo aos visitantes de eventos e espaços de tecnologia, culturais e artísticos a oportunidade de conhecer o outro lado da vida digital atual.

Sobre a Casa Hacker

A Casa Hacker é um coletivo, espaço hacker e comunidade dedicada a colocar você no controle de sua experiência digital e a moldar o futuro da tecnologia da informação e comunicação para o bem público. Oferecemos um programa completo de 6 Semanas para comunidades locais começarem a se apropriar das tecnologias digitais, e com nossos amigos e parceiros estamos construindo nosso primeiro FabLab na periferia de Campinas, além de trabalhar com parceiros para tornar experiências de cultura digital acessíveis para as comunidades locais. Saiba mais em https://casahacker.org.

Sobre a Mozilla

O Mozilla é a organização sem fins lucrativos por trás do popular navegador da Web, o Firefox, e acredita que a Internet deve ser recurso público global, aberto e acessível a todos. Trabalha para garantir que a Internet permaneça aberta, constrói produtos, tecnologias e software que coloca as pessoas no controle de suas vidas on-line e contribuí para uma Internet mais saudável. Saiba mais em https://mozilla.org.

Sobre a Tactical Tech

A Tactical Tech é uma organização sem fins lucrativos com sede em Berlim que trabalha na intersecção entre tecnologia, direitos humanos e liberdades civis. Eles fornecem treinamentos, conduzem pesquisas e criam intervenções culturais que contribuem para o debate sócio-político mais amplo sobre segurança digital, privacidade e ética dos dados. https://tacticaltech.org.