FESTIVAL 2019
cultura, comunidade e tecnologia.

Junte-se a nós para comemorar o primeiro ano da Casa Hacker, a construção da nossa Hackstation, as pessoas que estão construindo o movimento hacker e apreciar a cultura local com música. O festival é para educadores, ativistas, tecnólogos, pesquisadores, artistas e a comunidade dedicada a moldar o futuro da tecnologia da informação e comunicação para o bem público.

Pegue seus ingressos no Eventbrite!

 
casahacker_festival_header.png

sábado,
17 de agosto de 2019 na Casa de Cultura Itajaí.

O Festival da Casa Hacker foi criado para conectar a comunidade ao nosso movimento, durante o dia você terá a oportunidade de:

  • Inaugurar nossa Hackstation, nosso novo fablab e espaço;

  • Descobrir projetos, tecnologias novas, ideias malucas e aprender muito em diversas atividades da nossa programação;

  • Compartilhar seus projetos e ideias;

  • Fazer novas conexões ao conhecer novas pessoas do movimento;

  • Comemorar e apreciar o nosso trabalho, cultura e arte local e as histórias do nosso coletivo;

  • Conhecer a Casa de Cultura Itajaí e a comunidade mantenedora;

  • Apoiar nosso movimento e se divertir!

Programação

 

13H

Bate papo aberto com Leonardo do Vegano da Periferia (@veganoperiferico)

Organizado por Casa Hacker e facilitado por Leonardo do Vegano Periférico.


14H

Hackstation - Um novo espaço livre para criar no Parque Itajaí

A Hackstation é o novo espaço de criatividade, aprendizado e inovação acessíveis a todos interessados em desenvolver e construir projetos. Através de processos colaborativos de criação, compartilhamento do conhecimento, e do uso de ferramentas de fabricação digital, a Hackstation traz a comunidade a possibilidade de aprender, projetar e produzir diversos tipos de objetos, e em diferentes escalas. Serão oferecidas oficinas, cursos e palestras, disseminando a produção do conhecimento em tecnologia, ciência, arte e inovação. A Hackstation democratiza o acesso às novas tecnologias de fabricação digital, disponibilizando à comunidade ferramentas tecnológicas de última geração e vivência em grupo em um ambiente colaborativo e inovador.

Organizado por Casa Hacker e facilitado por Douglas da Hackstation.


15H

Franzininho - Um Arduino para todos

A Franzininho foi desenvolvida para as atividades dentro do FAB LAB Livre SP durante o Arduino Day São Paulo. O circuito foi projetado pensando na fabricação usando as CNCs presentes nos LABs ou através de processo de corrosão de PCI caseiros. Mas você também pode mandar fazer a placa em empresas especializadas na produção de PCI, ou até mesmo montar em uma protoboard ou placa padrão. A proposta é que todos possam montar o seu Arduino, entender como funciona o circuito e usar a criatividade para aplicar e criar novos circuitos e projetos. O projetos é open hardware e está disponível no GitHub sob licenças CC-SA-4.0. Você pode reproduzir, modificar, montar na sua casa, FABLAB, makerspace, fabricar, montar e até vender placas e kits. A licença escolhida permite tudo isso.

Organizado por Laboratório Hacker de Campinas e facilitado por Douglas da IoTMakers.


17H

Um guia de segurança e privacidade dos mochileiros das interwebs

Quer aprender a identificar as principais ameaças à sua privacidade e segurança on-line? Este é o espaço para aprender defender-se e transformar as melhores ferramentas e práticas em hábitos.

Organizado por Casa Hacker e facilitado por Caio Volpato.


13-17H

Hacker Cast

O hackercast é o novo podcast da Casa Hacker, criado pela nossa comunidade local para garantir que a região conheça nossos coletivos, iniciativas, projetos e assuntos de interesse. E aí vamo pro rolê?

Organizado por Casa Hacker e facilitado por Michel da Casa Hacker.


19:30H

Samba de Bumbo

O Samba de Bumbo é uma manifestação afro-brasileira caipira típica do Estado de São Paulo e com a grande expressividade em Campinas, também presente em Pirapora de Bom Jesus, Tiete, Santana do Parnaíba, Salto, Vinhedo e São Paulo – capital. É uma das principais manifestações de batuques, danças e cantorias de autenticidade e identidade negra paulista, levando em consideração que a sua criação, desenvolvimento e prática partiu dos afrodescendentes instalados nos perímetros rurais e urbanos campineiros. Uma manifestação cultural e tradicional da cidade de Campiinas, sendo reconhecida como Patrimônio Imaterial da cidade. Samba de Bumbo também é conhecido como Samba de Roda, Samba Grosso, Samba Caipira e Samba Rural Paulista.


20:30H

Dustin & NY AK

Pegue seus ingressos no Eventbrite e traga seu lanchinho!

casahacker_festival_header.png

Casa de Cultura Itajaí

Rua Benjamin Moloisi, 669 - Parque Itajaí, Campinas - SP, 13058-020