Crowdsourcing na Web

Descrição

Nesta atividade, os participantes irão explorar como muitos indivíduos podem trabalhar juntos no mesmo projeto de aprendizado ou descoberta, usando a web como uma ferramenta de colaboração. Os participantes discutirão brevemente como a web e outras ferramentas digitais aumentaram a quantidade de informações on-line, bem como recursos humanos em potencial. Eles também explorarão a noção de crowdsourcing e ajudarão com um estudo de pesquisa usando a plataforma Zooniverse para ciência cidadã (ou outra plataforma – escolha do(a) facilitador(a)).

Objetivos da Aprendizagem

  • Explicar o termo “crowdsourcing” e como ele contribui para a informação on-line.

  • Colaborar on-line para contribuir com informações.

Tempo Necessário

45 minutos a 1 hora dependendo do tamanho do grupo

Público-alvo

Pode ser adaptado para públicos de 13 anos ou mais; com níveis variados de experiência com a web.

Materiais

  • Notebook com conexão à Internet.

  • Um computador/projetor configurado para demonstração.

  • Dois conjuntos de talvez 50 a 60 imagens semelhantes, cada uma impressa em um cartão individual (você pode imprimir uma grade de imagens e cortá-las). Estas podem ser paisagens, fotos de pessoas, fotos de animais ou insetos.

Habilidades de Alfabetização Web

  • Contribuir

  • Compartilhar

  • Avaliar

  • Conectar

  • Prática Aberta

Habilidades do Século XXI

  • Colaboração

  • Comunicação

  • Solução de problemas

Introdução

[10 min]

  • Pergunte aos participantes: Como estamos coletando e armazenando informações na era digital usando a web? Como isso é diferente do que foi feito no passado? Por exemplo, pergunte:

    • Quem usou uma câmera de filme? Qual é a diferença entre uma câmera de filme e uma câmera digital? (As câmeras digitais permitem que você tire e armazene muitas fotos, provavelmente muito mais do que você faria com uma câmera de filme.)

    • Outros exemplos podem ser: e-mails vs cartas, tweets ou posts no Facebook vs conversas por telefones ou pessoalmente.

  • Juntamente com o crescimento rápido e expansivo da web e da computação, também temos novas ferramentas e sistemas digitais (como câmeras digitais e telescópios, como sensores que rastreiam o clima) para coletar mais e mais dados sobre nosso ambiente, sobre nós.

  • Explique que muitas dessas informações são adicionadas ou carregadas na web – às vezes automaticamente (e-mail baseado na web, tweets), às vezes pelo autor ou proprietário, onde são armazenadas nos servidores e podem ser acessadas/acessíveis por qualquer pessoa com permissões.

  • Resuma: muito mais informação é fácil de fazer e capturar digitalmente. Temos mais dispositivos em rede para coletar e criar informações, e podemos automatizar a coleta e o armazenamento de todos esses arquivos digitais.

  • Pergunte aos participantes: que outros tipos de recursos estão na web, além de informações? Você já pensou em si mesmo como um recurso em rede? O que você pode oferecer para outras pessoas na web?

Dica! Se os participantes estão tendo dificuldade em encontrar o que eles oferecem, aqui estão algumas maneiras gerais pelas quais as pessoas podem contribuir conosco:

Ensine algo (site instructables, tutoriais do YouTube). Ajude a avaliar algo; dê sua opinião, comentário ou parecer sobre algo (projetos de ciência cidadã, comentários mais amplos como parecer). Compartilhe uma ideia, experiência ou percepção (blog, fórum comunitário para hobbies, questões médicas, etc). Crie seu próprio novo conteúdo (YouTube, SoundCloud). Empreste o poder de processamento de seu computador para ajudar a fazer algo quando você não o estiver usando (computação distribuída voluntária).

  • Há uma enorme comunidade de usuários da web, pessoas de diferentes origens e idades, vivendo em lugares diferentes em todo o mundo, que possuem habilidades ou percepções ou tempo que podem estar dispostos a compartilhar. Existem bilhões de usuários da web e muito potencial.

  • Até a web, não havia uma maneira fácil de acessar esse recurso humano coletivo, reunir pessoas para compartilhar habilidades ou trabalhar ou aprender em conjunto.

  • Hoje vamos analisar algumas maneiras de colaborar e trabalhar com muitas outras pessoas na Web e ajudar nos desafios e possibilidades de toda essa informação digital. Mas vamos começar com uma experiência off-line para nos aquecer!

Off-line: Crowdsourcing Analógico

[15-20 min]

  • Para esta atividade, você precisará de dois conjuntos de talvez 50 a 60 imagens semelhantes, cada uma impressa em um cartão individual (você pode imprimir uma grade de imagens e cortá-las). Estas podem ser paisagens, fotos de pessoas, fotos de animais ou insetos. As imagens devem ser todas semelhantes, mas com algumas diferenças. Aqui está um exemplo:

  • Selecione um voluntário ou uma dupla de voluntários para serem parceiros ou trabalhador individual (não mais que 2 aqui). Forneça à esse participante ou participantes com um conjunto de cartões.

  • O resto dos participantes – estes devem ser a maioria daqueles em sua sessão – são sua turma. Divida o segundo conjunto das imagens igualmente entre todos esses participantes – cada um deve receber 3 ou 4.

  • Faça uma pergunta sobre o conjunto de imagens – no exemplo da joaninha, pergunte quantas manchas há em cada uma delas? Peça aos trabalhadores individuais e aos trabalhadores do grupo que façam a tarefa e montem seus dados. Dê a cada grupo uma folha para registrar os resultados. Peça aos participantes para colocarem quaisquer imagens que não possam interpretar de lado.

Dica! As respostas podem não ser simples para todas as imagens – pode não haver manchas, pode ver algumas mas não todos as manchas em um inseto em particular, pode não ser possível identificar.

  • O grupo maior provavelmente terminará a tarefa primeiro! Seja qual for o grupo que terminar primeiro, peça que avaliem a pilha “não é possível“ juntos – podemos juntos tomar uma decisão – esse deve ser um processo rápido de revisão.

  • Quando um dos grupos estiver concluído e tiver feito a avaliação de todas as imagens, pare a atividade para todos os grupos.

  • Pergunte aos participantes:

    • Como é fazer essa tarefa?

    • Por que foi mais rápido para um grupo em relação aos outros?

    • Que habilidades especiais eles precisavam para essa tarefa?

    • Quais foram os desafios de cada grupo?

    • Quais percepções o grupo maior tinha sobre as fotos “não é possível identificar” – os outros viram algo ou souberam algo que a primeira pessoa que olhou para a imagem não sabia?

  • Explique que o grupo maior acabou de realizar uma atividade de “crowdsourcing” – cada um fez uma pequena tarefa – avaliando um pouco de dados – que contribuiu para uma tarefa maior – entendendo toda a nossa coleção de fotos. Este projeto foi feito mais rapidamente pelo grupo maior do que pela pessoa individual ou dupla.

  • Existem tarefas maiores, especialmente na área de pesquisa científica, que podem utilizar o poder de crowdsourcing on-line em grande escala para avaliar muitos e muitos dados, o tipo que é coletado em grandes escalas, exatamente como discutimos no início da sessão.

  • Informe aos participantes que, em seguida, eles usarão a web para ver como podem participar de pesquisa científica real on-line – eles se tornarão cidadãos cientistas ou pesquisadores, como parte de um esforço para incentivar mais pessoas a participar e fazer parte da descoberta científica.

On-line: Zooniverse

[25-30 min]

  • Para esta atividade, os participantes participarão de alguma pesquisa científica de crowdsourcing usando o Zooniverse (ou outra plataforma, conforme selecionada pelo(a) facilitador(a)). Dependendo do tempo, há duas opções aqui:

    • O(A) facilitador(a) seleciona um projeto com antecedência e orienta passo a passo os usuários em como participar (veja o exemplo abaixo) OU

    • Os usuários exploram a coleção de projetos no Zooniverse e selecionam um (ou mais) que eles acham mais interessante.

  • Observe que os usuários não precisam fazer login para usar o Zooniverse, embora possam fazê-lo, se quiserem criar uma conta.

  • Explique que o Zooniverse é uma plataforma on-line onde pesquisadores de todos os tipos podem hospedar seus dados, para que os participantes possam ajudá-los.

  • Você não precisa de habilidades especiais para ajudar, apenas interesse. Os tipos de coisas que você pode fazer para cada projeto são diferentes. Por exemplo:

    • Você pode olhar para uma imagem e marcar um recurso/item ou contar o número de itens presentes. Você pode responder a perguntas sobre a imagem e avaliar uma imagem para determinadas qualidades.

    • Você pode estar transcrevendo informações da imagem em formato analógico.

  • Note in this section about checking and verifiying– that more than one person screens each image or piece of data.

  • Demonstração do Projeto

    Dica! O(A) facilitador(a) deve fazer isso e, se possível, ter sua tela projetada para que todos os participantes possam ver.

  • Acesse o Zooniverse – https://www.zooniverse.org

  • Vá para a página do projeto:

  • Explique aos participantes que o Zooniverse é uma plataforma que hospeda muitos dados de pesquisa que os participantes como você podem ajudar a classificar ou avaliar, contribuindo para a pesquisa do mundo real!

  • Selecione um projeto dentre as opções na página e clique para ser levado à página do projeto. Por exemplo, esta é a página inicial de um projeto chamado Expedição Elefante.

  • Como todos os projetos estão na plataforma Zooniverse, a interface é semelhante para cada projeto.

  • Existe um tutorial pop-up com vários passos. Use a tecla de seta para explorar as etapas.

  • E há um espaço para fazer o trabalho de classificação.

  • Mostre aos participantes como você pode concluir uma única tarefa de avaliação.

  • Saliente que eles podem explorar as conversas da comunidade em “TALK” e aprender mais sobre o projeto em “SOBRE”.

  • Faça a atividade! Dê aos participantes de 15 a 20 minutos para contribuir para um ou mais projetos no Zooniverse.

Reflexão e Encerramento

[5-10 min]

  • Peça aos participantes algumas perguntas sobre a experiência deles e incentive uma discussão. Exemplos de perguntas abaixo:

    • Como foi fazer essa tarefa? O que foi surpreendente? O que foi um desafio?

    • Você teve alguma dúvida sobre a tarefa?

    • Por que os pesquisadores precisam de ajuda como essa?

    • Por que algumas tarefas são mais adequadas para humanos? Você acha que um computador poderia fazer esse trabalho?

    • Quantas imagens/arquivos/vídeos seu projeto teve?

    • Quantas outras pessoas contribuíram?

    • Como você se sente sobre sua contribuição?

Reflexão da Experiência de Aprendizagem

[5 min]

  • O que você gostou sobre esta atividade?

  • Se você puder ensinar essa atividade a um público específico, o que você mudaria no processo, estrutura ou conteúdo para melhor atender às necessidades desse público?