- Casa Hacker
Orgulhosamente da periferia, sem fins lucrativos.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DAS PERIFERIAS
A Casa Hacker é um movimento nascido em 2019 na periferia de Campinas (SP), com a missão de emancipar tecnologicamente pessoas e coletivos das periferias, fortalecendo sua capacidade de desenvolver seus territórios.
Acreditamos que as periferias são ricas de inovação, tecnologia, ciência, criatividade, e que a ausência de oportunidades são barreiras para a inclusão, a cidadania e a inovação.
Nos últimos anos, a Casa Hacker se tornou uma referência em educação digital e impacto social. Nosso trabalho já influenciou políticas públicas de direitos digitais, educou pessoas em tecnologia, e preparou jovens para carreiras no setor tecnológico, tudo isso enquanto promovemos o desenvolvimento de habilidades socioemocionais essenciais para a vida.
Também criamos oportunidades de educação para territórios inteiros sobre privacidade, segurança digital e combate à desinformação.
Hoje, estamos construindo uma ampla rede de laboratórios de inovação e jovens de escolas públicas, formando-os em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e inspirando-os a se tornarem líderes de inovação em seus territórios.
Nosso próximo desafio? Criar a maior e mais vibrante rede de laboratórios hackers do Brasil, uma rede que cria oportunidades educação em STEAM e inovação social às periferias de todo o país, emancipando as novas gerações de agentes de transformação, cientistas, engenheiros(as), tecnólogos(as), artistas e matemáticos(as)!

- Experience. Transparency. Results.
Unique Products Manufactured
Quality Inspections Yearly Average
Active Suppliers
THE BEST EXPERIENCE POSSIBLE
At our core, we prioritize our customers’ satisfaction, ensuring they feel valued and deeply committed to their projects. Building meaningful connections, we treat every customer like a friend, going the extra mile to ensure successful results and delivering top-quality sheet metal and fabrication solutions.
Valores
Valorizamos uma cultura de escuta ativa aos territórios que fazemos parte, aprendendo rapidamente para criar soluções responsivas.
Acreditamos em liderar com ações que inspiram, mostrando que mudanças reais começam com atitudes concretas e transformadoras.
Defendemos uma cultura livre, com o uso de conhecimento, software e hardwares abertos que promovem acesso universal a tecnologia e ao conhecimento.
Nossa essência está em nunca desviar de nossa missão, mantendo compromisso inabalável com a causa que nos move.
Celebramos a pluralidade de vozes, culturas e perspectivas, pois sabemos que a diversidade é o motor do impacto social e do desenvolvimento sustentável.
Agimos de forma responsável e engajada, honrando com os compromissos assumidos com as pessoas e territórios que são foco do nosso impacto.
Convidamos a comunidade a fazer parte da nossa governança (a nível de projetos e executivo), resultando em confiança e coletividade.
Teoria da Mudança
A Teoria da Mudança da Casa Hacker reflete a visão ousada e transformadora de uma organização que atua nas periferias para construir um futuro mais inclusivo, digital e socialmente equitativo.
Baseada na compreensão de que a mudança não é linear, mas sim complexa e interconectada, a Casa Hacker foca em alterar as dinâmicas de poder que perpetuam desigualdades, exclusão e injustiças.
Baixe e estude nossa Teoria da Mudança!
A Casa Hacker nasceu em 2018 na periferia de Campinas (SP) como uma resposta emergente à desinformação online, promovendo educação digital e midiática.
Iniciamos nossas atividades na Casa de Cultura Itajaí, oferecendo oportunidades de educação e inclusão digital que rapidamente ganharam destaque, atraindo voluntários e apoio de fundações e empresas regionais.
Em 2019, fomos finalistas do programa Pense Grande Incubação, da Fundação Telefônica Vivo, e nos transformamos em uma organização com impacto e estratégia para tornar as tecnologias e a inovação social um lugar para todos.
2018
Nasce a ideia da Casa Hacker na Casa de Cultura Itajaí a partir dos fundadores Geraldo Barros e Isabel Barbosa. São captados 25 mil junto à Fundação FEAC, além de outros recursos com a Mozilla Foundation e o laboratório com equipamentos é construído.
2019
A Casa Hacker entra no Pense Grande Incubação da Telefônica Vivo, sendo incubados pelo programa de desenvolvimento. Os primeiros programas de capacitação em tecnologia acontecem na Casa de Cultura Itajaí e nas escolas públicas do distrito Campo Grande. A Casa Hacker promove um festival que lança a Hackstation, nosso primeiro fablab.
2020
O primeiro programa de desenvolvimento de lideranças nasce. A pandemia do SARS-CoV-2 interrompe as atividades presenciais. Foram lançados diversos programas de comunicação e formação on-line em tecnologia, segurança digital, economia criativa e empreendedorismo com aulas abertas ao vivo, podcasts, publicações autorais, guias e outras atividades de streamming devido o isolamento social. Iniciamos a construção de um hub comunitário, o Quebrada em Movimento em parceria com a Fundação FEAC. A Casa Hacker se torna uma associação privada, sem fins lucrativos.
2021
O Perifaimpacto é testado com uma agência de comunicação periférica, e se torna o principal programa de desenvolvimento de lideranças de inovação social. O Hackerclubes obtém o patrocínio do Instituto Robert Bosch e foi testado em 3 territórios de Campinas (SP), tornando-se o primeiro teste robusto do nosso modelo de educação STEAM, sendo uma tecnologia social em evolução até os dias de hoje. Lançamos um programa nacional de formação para educadores em privacidade, segurança e bem estar digital. Produzimos a edição brasileira da The Glassroom Misinformation no Brasil, com exposição temática de segurança, privacidade, bem estar digital, padrões ruins de UX (dark patterns) e misinformação.
2022
Em parceria com a PPG Brasil, lançamos o Minas em Tech, programa de educação STEM para mulheres e meninas de Sumaré (SP), Brasil. O Perifaimpacto é consolidado e na segunda edição desenvolveu 5 coletivos de inovação e impacto social. Em parceria com a Gerando Falcões, criamos uma Academy para treinamento e formação interna da staff interna em metodologias, inovação social e gestão. A Casa Hacker faz parte do programa Mulheres em Tech do British Council e recebe a metologia para ser multiplicada. Além disso, assessoramos o desenvolvimento do Hub Comunitário de São Marcos e região em Campinas (SP), lançamos mais uma edição das exposições Glassroom Community Edition e What The Future Wants e patrocinamos o Dia Mundial da Criatividade em Campinas (SP).
2023
Tornamos parte da Coalizão pelo Impacto, e lançamos o primeiro programa para apoiar negócios de impacto de periferia, o PerifaImpacto Edição Negócios de Impacto em parceria com o ICE – Instituto Cidadania Empresarial. Criamos um laboratório para educação STEAM de crianças no Jardim Campo Belo em Campinas em parceria com o Instituto ProDica do território e patrocínio da Amazon.com, Inc. Isabela Gonçalves, gerente do programa Minas em Tech torna-se líder Riseup e lança a Coalizão pela Genialidade Feminina promovendo uma agenda de participação social e incidência em políticas públicas (Projeto de Lei do Senado nº 398, de 2018) para criação de mais oportunidades para mulheres em STEAM. As exposições Glassroom Community Edition e What The Future Wants aconteceram no Rio de Janeiro e São Paulo.
2024
Lançamos nossa nova Teoria da Mudança e o programa de educação em habilidades digitais básicas, Inclusão Tech, com formações em diversos territórios de Campinas (SP) para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além disso, outras organizações receberam assessoramento técnico para desenvolver nosso programa de formação de forma autônoma em seus territórios. Lançamos nossa primeira pesquisa de campo na temática de Habilidades Digitais em parceria com o Instituto Semear e a Fundação FEAC.
2025
A Casa Hacker inicia a escala dos programas Hackerclubes e Perifaimpacto para São Paulo e Rio de Janeiro.

“For over 120 years, we have been at the forefront of steel industry innovation. Today, our dedication lies in spearheading the path to a sustainable future for steel and steel manufacturing. Together, we forge a greener and more sustainable tomorrow.”
Luke Stevenson
CEO of Fabrik