O que é a Casa Hacker?

Fundada em 2019 pela comunidade periférica de Campinas (SP) a Casa Hacker luta para emancipar tecnologicamente pessoas periféricas e a capacidade de grupos organizados de transformar suas realidades, levando-as a um salto de desenvolvimento com equidade.

Em 4 anos a Casa Hacker já influenciou políticas públicas de direitos digitais, incluiu e educou pessoas tecnologicamente, capacitou pessoas para seguir carreiras na indústria de tecnologia, propiciou o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educaram comunidades inteiras sobre privacidade, segurança e combate à desinformação. Estamos educando uma gigante rede de alunos de ensino médio periféricos em STEAM, (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

A partir de 2022 o desafio é avançar e nosso impacto, criando o maior e mais pulsante espaço hacker do Brasil, que avança a educação em ciência e tecnologia nas periferias de todo o país.

A Casa Hacker e seu fundador, Geraldo Barros, foram um dos finalistas do Programa Pense Grande de 2019 e disputou um espaço no programa de incubação de iniciativas de impacto social da Fundação Telefônica Vivo, com mais de 1500 jovens e negócios de impacto social de todo o Brasil.

Como a Casa Hacker nasceu?

Nascemos em 2018 na periferia de Campinas (SP) para dar uma resposta emergente às fake news e a tanta desinformação online por meio da educação digital e midiática. Na Casa de Cultura Itajaí, casa de cultura local, seus fundadores, Geraldo e Isabel, criaram e mantiveram oficinas e programas de inclusão digital por +12 meses, criaram e aprimoraram espaços de inclusão digital do Ø.

Com o sucesso das atividades, ganhamos destaque na imprensa, +10 voluntários se juntaram à Casa Hacker e fundações e empresas locais doaram recursos para apoiar as ações e aumentar o impacto, e começamos a crescer e saímos de um projeto para se tornar uma organização sem fins lucrativos com diversos projetos de impacto social e tecnologia.

Em 2019, a Casa Hacker foi finalista do Pense Grande Incubação, programa da Fundação Telefônica Vivo de incubação de negócios e organizações de impacto social. Hoje, a Casa Hacker é uma organização que desenvolve projetos nas periferias de Campinas (SP) de educação digital e visa expandir sua atuação para mais cidades e aumentar seu impacto social por meio de uma rede de parceiros e unidades descentralizadas.

Como posso entrar em contato com os facilitadores que participam da programação da Casa Hacker?

Informamos que não temos autorização de fornecer os contatos dos nossos convidados e/ou facilitadores. Envie sua mensagem e o nome do facilitador em nosso formulário de contato que encaminharemos o conteúdo a ele/ela.

Quero me apresentar na Casa Hacker (exposição, palestra, oficina, curso etc). Como faço?

Encaminhe seu pedido pelo nosso formulário de contato com a seguinte especificação:

– Nome e objetivo da apresentação

– Nome dos potenciais facilitadores,

– Experiências realizadas anteriormente,

– Outras informações que considere relevantes.

Caso seu projeto esteja alinhado com nossa missão, a produção entrará em contato contigo.

Como consigo um atestado de presença nos eventos da casa hacker?

A Casa Hacker emite atestado de presença para participantes de nossas atividades ocorridas nos últimos 30 dias, em formato digital e enviado por e-mail. Você deve preencher o formulário de contato com o pedido do atestado de presença. Ah, se você faz parte de um de nossos programas regulares não é necessário solicitar, você receberá um certificado que incluirá toda a nossa programação e carga horária.

Como posso solicitar uma atividade em meu coletivo ou organização?

Claro, encaminhe seu pedido por e-mail.

A Casa Hacker é uma ONG ou uma empresa?

A Casa Hacker é uma organização da sociedade civil, associação de direito privado, sem fins lucrativos e dedicada a gerar impacto social norteada por sua missão. Visamos nosso funcionamento como uma empresa aberta, transparente, com gestão qualificada e moderna, geramos receita, mas nosso principal foco é a geração de impacto social e temos o compromisso estatuário de reinvestir na Casa Hacker todo o superávit de nossas operações.

Em resumo, trabalhamos assim:

  1. nosso principal objetivo não é lucros, mas impacto social;
  2. visamos a sustentabilidade financeira, ou seja, não dependemos necessariamente de uma única receita como as doações;
  3. todo superávit da Casa Hacker decorrente de suas fontes de renda são reinvestidos na associação, e nenhum lucro ou partes de seu patrimônio é distribuído;
  4. a atividade fim da Casa Hacker é destinada a garantir a emancipação tecnológica das comunidades, levando-as a um salto de desenvolvimento com equidade.

Como a Casa Hacker se sustenta?

A Casa Hacker empreende iniciativas organizando-as por meio de programas e projetos de impacto social, norteados por nossa missão e estrategicamente desenvolvidos. O resultado desses projetos e programas são efetivos impactos sociais mensuráveis. Nossas principais receitas são:

  • Doações pontuais e recorrentes de empresas nacionais e estrangeiras;
  • Doações pontuais e recorrentes de pessoas e empresas;
  • Patrocínios diretos à projetos e institucional;
  • Prestação de serviços como consultorias em impacto social, voluntariado corporativo e proteção de dados;
  • Incentivos fiscais e tributários;
  • Receitas de patrimônio líquido e fundos.

Quais projetos a Casa Hacker empreende?

Os projetos empreendidos por nós possuem, cada um, uma página no menu principal do nosso site casahacker.org, ao navegar por cada página é possível compreender o funcionamento de  cada projeto. Além disso, anualmente, na nossa página de transparência publicaremos prontamente relatórios anuais de atividades, impacto e  demonstrativos contábeis, por exemplo.

Como ser voluntário(a) na Casa Hacker?

Recrutamos voluntários de diversas habilidades e formações por meio da Atados. Mais de +300 pessoas já se voluntariaram na Casa Hacker desde 2018.

A Casa Hacker fornece suporte técnico?

Não fornecemos suporte técnico à pessoas físicas ou jurídicas, nem mesmo respondemos a urgências e emergências técnicas usando qualquer método antiético e ilegal existente.

Recomendamos que vítimas de crimes cibernéticos contate as autoridades policiais locais para reportar, abrir boletim de ocorrência e receber orientações complementares.

Onde a Casa Hacker fica localizada?

Somos um laboratório físico e on-line em diversos espaços:

  • On-line: desenvolvemos inúmeras atividades on-line por meio de redes sociais, cursos, podcasts, programas ao vivo, materiais didáticos, estudos, pesquisas, análises, histórias, petições e outros formatos.
  • Presencial: em parceria com espaços, organizações, associações, grupos, coletivos, fundações e escolas montamos infraestruturas (“espaços”) e desenvolvemos atividades presenciais como oficinas, cursos, diálogos, debates, eventos, festivais, saraus, grupos de estudos, pesquisas e outros formatos. Além disso, temos pessoas e equipes remotas trabalhando de diversos pontos do mundo.

Quero ser um parceiro da Casa Hacker!

Envie sua proposta de parceria pelo formulário de contato e nosso time executivo fará a análise e voltaremos a falar com você se houver oportunidade e alinhamento com a nossa organização e marca.

Priorizamos os seguintes tipos de propostas:

  • apoio financeiro para execução de projetos
  • marketing relacionado à causa
  • provenientes de negócios ou pessoas locais, periféricas e de regiões onde atuamos presencialmente
  • desenvolvimento de projetos com ou sem propostas financeiras provenientes de organizações de impacto social
  • apoio institucional como signatário de petições alinhadas à nossa missão e valores provenientes de pessoas, negócios, organizações e coletivos de regiões onde atuamos presencialmente
  • divulgar oportunidades claras, justas e alinhadas à nossa missão